Código de Ética e Conduta

APRESENTAÇÃO

As operações do GNC Cinemas refletem os valores que acompanham a marca há mais de três décadas: a busca pela excelência, a valorização dos colaboradores, o fomento à cultura e o trabalho desenvolvido com ética e respeito.
Tudo o que fazemos está orientado por estes valores e pelos princípios reunidos nesse Código de Ética e Conduta, que estabelece o padrão de comportamento que esperamos dos nossos colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e de todos com quem nos relacionamos, sejam clientes, concorrentes, governos ou imprensa.
Este manual é um guia para as ações e as decisões que tomamos, das mais corriqueiras às mais importantes, e reflete o nosso compromisso em conduzir o nosso negócio e atender os nossos clientes de forma ética, profissional e respeitosa. Esperamos que você leia, entenda, compartilhe e pratique o nosso Código de Ética e Conduta diariamente, para que o GNC Cinemas continue sendo uma empresa verdadeiramente bem-sucedida, sustentável e responsável.

Ricardo Difini Leite
Diretor de Operações do GNC Cinemas

1. O GNC CINEMAS

O GNC Cinemas nasceu há mais de 30 anos, em Porto Alegre, com o propósito de proporcionar momentos felizes aos seus clientes por meio de uma infraestrutura de última geração e de um atendimento de excelência. Hoje, são 50 salas de cinema com padrão mundial de exibição em seis cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina - além da capital gaúcha, estamos presentes em Caxias do Sul, Criciúma, Balneário Camboriú, Joinville e Blumenau.

2. REGRAS DE CONDUTA

Este Código de Ética e Conduta reúne normas e regras que servem para orientar o comportamento de todos os colaboradores e colaboradoras do GNC Cinemas, independentemente do cargo ou da função que ocupem. Este documento também serve de referência para a conduta de todos os públicos que têm relações com o GNC, sejam clientes, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, órgãos públicos, governos, imprensa e as comunidades nas quais atuamos.
Para discernir se uma ação ou conduta é adequada, além de observar os princípios estabelecidos neste documento, o GNC Cinemas recomenda que sejam respondidas as seguintes perguntas:

▪ A ação ou conduta está de acordo com a legislação?
▪ A ação ou conduta é ética?
▪ A ação ou conduta trará uma exposição positiva para mim e para o GNC Cinemas?

Caso a resposta para qualquer uma das perguntas seja NÃO, sugerimos que a ação ou conduta não seja adotada. LEMBRE-SE: NA DÚVIDA, NÃO FAÇA!

A seguir, compilamos condutas recomendadas e condutas não toleradas pelo GNC Cinemas; normas para situações de conflito de interesse; regras relacionadas à segurança da informação e uso de ativos; e orientações sobre como tratar os casos não abordados nesse Código de Ética e Conduta.

3. CONDUTAS RECOMENDADAS

São condutas recomendadas pelo GNC Cinemas para todos os seus públicos de relacionamento:

3.1. CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM AMBIENTE POSITIVO

O GNC Cinemas tem como propósito proporcionar momentos felizes aos seus clientes. Para que isso aconteça, é fundamental que nossos colaboradores e colaboradoras também estejam felizes, em um ambiente de trabalho seguro e no qual estejam à vontade para prestar um serviço de qualidade e excelência. É de responsabilidade de todos, independentemente do cargo ou da função que exercem, criar e manter um ambiente de trabalho positivo, que permita a todas as pessoas desenvolverem as suas capacidades pessoais e profissionais com alegria, dignidade e respeito.

3.2. RESPEITO À DIVERSIDADE

Defendemos e protegemos os direitos humanos não só dos nossos colaboradores e colaboradoras, mas também dos nossos clientes e de todos os públicos com os quais nos relacionamos. Em nossas operações, é dever de todos acolher e respeitar a diversidade, permitindo que cada pessoa se expresse em sua individualidade independentemente de aspectos como raça, religião, origem étnica, gênero, orientação sexual, estado civil, nacionalidade, idade, necessidades especiais ou qualquer outro.

3.3. COMPORTAMENTO ÍNTEGRO, ÉTICO, RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE

Esperamos, de todos os públicos com os quais nos relacionamos, um comportamento íntegro, ético, responsável e transparente tanto na vida privada quanto no âmbito profissional. É imprescindível que nossos colaboradores e colaboradoras executem o seu trabalho de forma honesta, leal, justa e eficiente, com espírito de equipe e com um trato cordial aos seus colegas, superiores e subordinados, bem como aos nossos clientes e aos demais públicos de relacionamento do GNC.

3.4. BUSCA PELO APERFEIÇOAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Dos nossos colaboradores e colaboradoras, esperamos uma postura de colaboração e aprimoramento constantes por meio do envio de sugestões, do reconhecimento de oportunidades, do alerta ao desperdício e de outras atitudes em prol da melhoria contínua do GNC.

3.5. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL

O GNC Cinemas observa padrões éticos, de saúde e de segurança no que diz respeito à responsabilidade socioambiental. Respeitamos as normas e costumes locais de onde exercemos as nossas atividades e encorajamos atividades voltadas à educação, saúde e prestação de serviços à comunidade. Buscamos minimizar quaisquer eventuais impactos sociais e ambientais que a nossa atuação possa provocar. Esperamos a mesma postura dos públicos com os quais nos relacionamos. Da mesma forma, até por trabalhar com cultura, o GNC Cinemas tem o compromisso de valorizar e respeitar todas as culturas e suas manifestações.

3.6. CUMPRIMENTO INTEGRAL DE TODAS AS LEGISLAÇÕES INCIDENTES SOBRE A ATIVIDADE DA EMPRESA

O GNC Cinemas pauta sua atividade pelo integral cumprimento de todas as legislações federais, estaduais e municipais incidentes sobre o ramo da exibição cinematográfica. Todos os colaboradores e colaboradoras são informados e incentivados a permanentemente respeitar as normas aplicáveis sobre nossa atuação, seja em relação aos clientes, autoridades públicas, fornecedores e prestadores de serviços nos campos de meio ambiente, tributação, regulação, segurança e incêndio, acessibilidade e direitos do consumidor.

4. CONDUTAS NÃO TOLERADAS

São condutas não toleradas pelo GNC Cinemas:

4.1. ASSÉDIO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

O GNC Cinemas não permite ou tolera qualquer tipo de assédio, preconceito, discriminação ou tratamento intimidatório ou vexatório entre colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço ou clientes, tais como:

• Discriminação com base em raça, cor, etnia, sexo, idade, estado civil, religião, orientação sexual, necessidades especiais, aparência, origem, convicção política ou qualquer outra forma de preconceito;
• Preferências ou favorecimentos decorrentes de afinidade pessoal, posição social, hierárquica ou tempo de trabalho;
• Atitudes ou palavras que possam ser caracterizadas como assédio sexual;
• Intimidações, humilhações, ameaças ou atitudes abusivas, sejam por gestos, palavras ou comportamentos contra a integridade física e moral de qualquer pessoa.

O QUE É ASSÉDIO MORAL?
É a exposição de uma pessoa a situações constrangedoras ou humilhantes no exercício do seu trabalho. Algumas frases podem parecer inofensivas, mas caracterizam a prática do assédio moral. Todos devem ficar atentos à utilização de palavras agressivas no ambiente de trabalho, como “incompetente”, “lerdo” ou “burro”, por exemplo.

O QUE É ASSÉDIO SEXUAL?
uma investida não desejada de natureza sexual, pedido de favores sexuais, exposição de material inapropriado ou qualquer outra conduta inapropriada, verbal, escrita ou física, de natureza sexual, no ambiente de trabalho. Isso inclui tentativas físicas, insinuações, mensagens, exposições de imagem ou qualquer situação que possa deixar uma pessoa desconfortável e ofendida.

4.2. SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS E ÁLCOOL

O GNC Cinemas não tolera a posse, a oferta ou o uso de drogas e o consumo de bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho.

4.3. PORTE DE ARMAS DE FOGO E ARMAS BRANCAS

Não é permitido, em nenhuma hipótese, o porte de qualquer tipo de arma nas dependências do GNC Cinemas, salvo no exercício da função de vigilância e segurança e com a devida documentação e autorização.

4.4. FRAUDE E CORRUPÇÃO

O GNC Cinemas não tolera nenhum ato de fraude ou corrupção e, por isso, nossos colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços devem operar de forma ética e de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo leis anticorrupção.

4.5. AGRESSÕES VERBAIS E FÍSICAS

Praticar atos e gestos obscenos e palavras de baixo calão que possam causar mal-estar. Diante de situações complicadas, o diálogo sempre é o melhor caminho.

5. CONFLITOS DE INTERESSE

Conflitos de interesse acontecem quando interesses pessoais ou de terceiros se sobrepõem aos legítimos interesses do GNC Cinemas. Eles podem acontecer em qualquer circunstância nas quais as atividades e relações pessoais, familiares, sociais ou políticas de um colaborador ou colaboradora têm o potencial de interferir em suas responsabilidades e deveres com o GNC Cinemas.

São situações de conflito de interesses:

• Favorecimentos e vantagens materiais ou financeiras recebidas de fornecedores ou prestadores de serviços;
• Realização de outras atividades profissionais que possam interferir nos negócios do GNC Cinemas, mesmo que exercidas fora do horário de trabalho;
• Relação de parentesco entre colaborador e fornecedor ou prestador de serviços que comprometa a imparcialidade dos negócios.
• Comércio de qualquer produto e serviço que não seja do próprio GNC Cinemas em suas dependências;
• Realização de atividades paralelas dentro do horário de trabalho com a utilização de recursos do GNC Cinemas;
• Utilização indevida de informações privilegiadas obtidas dentro do GNC Cinemas;
• Relações íntimas, conjugais e de parentesco (primeiro grau: pais, cônjuges, filhos, irmãos, netos, avós, cunhados, primos etc.) entre colaboradores na mesma área ou unidade e que tenham relação direta ou indireta de subordinação, pois podem comprometer a imparcialidade dos negócios;
• Favorecimento injustificável direcionado a um cliente em detrimento dos demais clientes ou dos interesses do GNC Cinemas, especialmente se o colaborador mantiver relacionamento social ou afetivo com o favorecido.

Caso exista alguma situação real ou potencial em relação a conflito de interesses, a mesma deve ser declarada ao superior imediato, que levará o assunto para avaliação das instâncias competentes.

6. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

É informação confidencial tudo aquilo que não é de caráter público ou que, se revelado, pode causar algum tipo de prejuízo à estratégia empresarial do GNC Cinemas. A divulgação de informações confidenciais é expressamente proibida, devendo ficar restrita ao ambiente da empresa e aos colaboradores e colaboradoras envolvidos nas operações a elas relacionadas. Já as informações não confidenciais - aquelas divulgadas pelo GNC Cinemas em seu site e em suas redes sociais - podem ser compartilhadas, inclusive nas redes sociais pessoais.

ATENÇÃO NAS REDES SOCIAIS!
Publicações respeitosas e significativas nas redes sociais reforçam positivamente a imagem do GNC Cinemas, porém, quando realizadas de forma inapropriada, podem causar danos irreversíveis para a marca. Por isso, recomendamos aos nossos colaboradores e colaboradoras muito zelo e cuidado na administração de suas redes sociais pessoais. Nossa orientação é de que sejam evitadas postagens que possam causar danos não somente à imagem profissional de cada indivíduo, como também à reputação e à história de mais de três décadas do GNC Cinemas.

6.1. SENHAS E ACESSOS

O colaborador é o único responsável por suas senhas e acessos, sendo ambos pessoais e intransferíveis.

6.2. UTILIZAÇÃO DE ATIVOS

Os colaboradores do GNC Cinemas devem zelar e conservar os ativos disponibilizados para o exercício de suas funções, utilizando-os apenas para as atividades profissionais e jamais em benefício próprio ou de terceiros.

6.3. PROTEÇÃO DE DADOS

Todas as atividades do GNC Cinemas devem estar aderentes aos princípios estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na Política de Proteção de Dados Pessoais adotada pela empresa.

7. MEDIDAS DISCIPLINARES

A prática de atos ilegais ou ilícitos, que violem ou possam violar a legislação e regulamentação vigentes, bem como violações ou suspeitas de violações a este Código de Ética e Conduta e às políticas e procedimentos internos do GNC Cinemas, sujeitam os colaboradores às seguintes medidas disciplinares: (i) advertência oral ou por escrito; (ii) suspensão; (iii) desligamento; (iv) demissão por justa causa, sem prejuízo da adoção de medidas legais relacionadas a ressarcimento dos danos e comunicação dos fatos às autoridades competentes.

8. CANAL ABERTO

O GNC Cinemas disponibiliza aos seus colaboradores, terceiros, fornecedores de serviços e ao público em geral um canal exclusivo para relatos de situações que estejam em desacordo com as normas estabelecidas por este Código de Ética e Conduta e com a legislação vigente.

Quer relatar alguma situação que esteja em desacordo com o Código de Ética e Conduta do GNC Cinemas?
Entre em contato pelo e-mail ouvidoria@gnccinemas.com.br.

Todas as informações recebidas por meio deste canal serão tratadas de forma respeitosa e sigilosa.